Você sabia que o Relatório Técnico de Inspeções (RTI) é super importante para garantir a segurança nas instalações elétricas? Pois é, ele é um documento que faz parte do Prontuário das Instalações Elétricas (PIE) e nele são registradas todas as informações obtidas durante a inspeção.

Basicamente, o RTI é uma auditoria conforme orientações da NR-10 que aponta as não conformidades encontradas, sugere melhorias e soluções técnicas. É como se fosse um raio-x das instalações elétricas, sabe?

De acordo com a NR-10 item 10.2.4, o Relatório Técnico de Inspeções (RTI) é obrigatório para unidades consumidoras com carga mínima instalada de 75 kW (confira aqui).

Relatório Técnico de Inspeções: o que é e como fazê-lo


E para garantir que tudo seja feito certinho, é preciso contar com profissionais qualificados e legalmente habilitados, como os da Flesch Eletro Soluções. Nós inspecionamos desde o sistema de gestão da segurança até os procedimentos no caso de situações de emergência.

Ah, importante lembrar que o RTI, juntamente com o Laudo de Inspeção do Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas (SPDA) e Diagnóstico NR-10 são a base fundamental do PIE e devem ser elaborados por Engenheiro Eletricista em conjunto com Engenheiro de Segurança do Trabalho.

Então, se você precisar de ajuda com o RTI ou qualquer outro aspecto da Segurança do Trabalho, entre em contato com a Flesch Eletro Soluções. Estamos prontos para ajudar!

O Relatório Técnico de Inspeção Elétrica (RTI) é um documento essencial para garantir a segurança das instalações elétricas. Ele é parte integrante do Prontuário das Instalações Elétricas (PIE) e contém informações detalhadas obtidas através de auditoria referente à NR-10. Com base nos resultados desta auditoria, é definido um plano de ação com prioridades para tratar as não conformidades encontradas, propor melhorias e soluções técnicas de acordo com o que é apontado pelas normas técnicas vigentes.

A Flesch Eletro é especializada na elaboração do RTI e conta com profissionais qualificados e legalmente habilitados para realizar este tipo de trabalho. Durante a auditoria, verificamos diversos itens relacionados à segurança, como o sistema de gestão, documentação técnica, certificações de equipamentos, procedimentos de trabalho, medidas de proteção coletiva e EPIs, sinalização de segurança, procedimentos de autorização de trabalhadores, comprovações de treinamentos, diagramas unifilares/ projetos, proteção contra incêndio e explosões, entre outros.



Enfatizamos que o RTI, o laudo de SPDA e o Diagnóstico NR-10 são a base fundamental do PIE e devem ser elaborados por Engenheiro Eletricista em conjunto com Engenheiro de Segurança do Trabalho, seguindo as normas estabelecidas pelo CONFEA. Caso tenha alguma dúvida sobre o assunto, entre em contato conosco. Na Flesch Eletro, estamos prontos para ajudá-lo em todos os aspectos da Segurança do Trabalho em Instalações Elétricas.

Entre em contato conosco